Resenhas de jogos grátis do Friv: Diplomacy is Not an Option

Os desenvolvedores do estúdio de jogosfriv.com.br, decidiram combinar três gêneros ao mesmo tempo em seu projeto de estreia: Diplomacia não é uma opção  - um jogo de estratégia em tempo real, um simulador de sobrevivência em assentamentos e defesa de torre. E a julgar pelo título, que diz que “a diplomacia não é uma opção”, as operações militares terão aqui uma prioridade maior do que o desenvolvimento pacífico. 

O jogo entrou em Acesso Antecipado em 9 de fevereiro. O que esperar da versão beta da nova estratégia - contaremos em nossa prévia.

Como você sabe, a crise da meia-idade é uma coisa muito desagradável e raramente alguém consegue sobreviver a esse período sem perdas morais. Justo, mesmo que você seja o senhor de um reino fictício de fantasia de um jogo de computador - apenas o caso do protagonista de Diplomacy is Not an Option. A esposa esbanja dinheiro a torto e a direito, a rixa vai murchando aos poucos, aventuras com grandes batalhas e vitórias não se esperam no horizonte, e até o rei constantemente lembra da necessidade de arrecadar e pagar impostos em dia. Algum tipo de guerra começaria, ou o quê?

Felizmente para o nosso senhor, as aventuras não demoraram a chegar - os camponeses, que sofriam com requisições exorbitantes, decidiram pôr fim à opressão feudal e levantaram uma revolta de libertação. Coisa comum na Idade Média, até fantasia, como no nosso caso. Para pacificar Deus sabe o que a multidão que imaginou sobre si mesma é uma façanha mais ou menos, mas o personagem principal está feliz com isso, ele estava tão cansado do tédio.

O enredo da história nos é mostrado com a ajuda de pequenos clipes feitos em estilo minimalista. O enredo aqui está longe de ser o principal, mas vale a pena notar também - por exemplo, é imediatamente perceptível que os desenvolvedores estão bem com o humor.

O design gráfico, aliás, distingue favoravelmente o jogo de outros projetos. Os gráficos Low-poly com cores vivas são imediatamente memoráveis, não interferem no controle das unidades e criam uma imagem reconhecível. Uma abordagem concisa semelhante é perceptível na implementação da interface - minimalismo, mas muito conveniente. Além disso, a clareza é agradável - os indicadores de unidades e edifícios estão à vista, você não precisa adivinhar os valores exatos das características dos lutadores. Muito para o local e não distrai da jogabilidade.

Deixe-me lembrá-lo de que temos uma mistura de vários gêneros ao mesmo tempo. Talvez a mistura mais famosa de RTS e simulador de sobrevivência em assentamentos pacíficos seja a série Stronghold. A vida pacífica em  Diplomacia não é uma opção lembra a muitos essa estratégia, apenas simplificada ao limite. Não há cadeias tecnológicas, mas a posição relativa dos edifícios é importante, é preciso monitorar a saúde dos cidadãos e, o mais importante, construir muros. Muitas paredes. Muitas paredes.

O problema é que os inimigos estão por toda parte. Literalmente: em todas as missões, o castelo do jogador, localizado no centro do mapa, é cercado por tropas inimigas, que às vezes enviam um pequeno número de combatentes para o ataque. Não é difícil combatê-los, e o principal problema são enormes ondas de inimigos rolando em um cronômetro de diferentes lados do mapa. Talvez haja outras tarefas na versão completa, mas no atual "beta" o objetivo de todas as missões da campanha é resistir a vários desses ataques e limpar todo o local dos rebeldes. Este, como você entende, é o terceiro elemento do coquetel de gênero - defesa de torre.

Porém, é com a torre que nem tudo é tão simples aqui. Será necessário deter os atacantes não com torres, canhões e outros objetos de tiro familiares a esse gênero, mas com unidades comuns. Nesse sentido, tudo está sujeito às leis familiares ao RTS: limite populacional em função do número de prédios residenciais, custos de recursos para contratação de combatentes, alimentos que precisam ser obtidos e armazenados, pesquisas e melhorias...

Uma das coisas engraçadas a notar é que um dos edifícios mais importantes do povoado é o cemitério. Se os cadáveres dos mortos em batalha não forem enterrados a tempo, mais cedo ou mais tarde eles se transformarão em zumbis sedentos de sangue, atacando os edifícios e unidades do jogador. Considerando a escala das batalhas aqui (às vezes o número de participantes chega a centenas e milhares), é um problema bastante urgente, mesmo com uma ligeira simplificação - apenas os cadáveres de nossos súditos se transformam em zumbis.

Tem-se a sensação de que os desenvolvedores ainda não decidiram qual dos componentes da jogabilidade deveria estar em primeiro lugar. Definitivamente, esta não é a construção do seu castelo e nem o desenvolvimento pacífico do assentamento - pouca atenção foi dada a esta parte do jogo. Por outro lado, em termos de operações militares, a estratégia não surpreende pela riqueza de possibilidades.

Talvez o ponto principal seja que temos diante de nós apenas esboços de uma estratégia completa, cujo lançamento está previsto para este ano - a julgar pelo mapa mundial, nosso senhor não apenas terá que lutar em seu continente natal, mas também vá para o exterior para conquistar as riquezas de terras desconhecidas. Ou vice-versa, você pode apoiar a revolta e lutar contra o despotismo real - essa variabilidade já está na versão atual. Nesse caso, a complexidade das missões aumenta e o tipo de oponente muda - em vez da ralé camponesa com forcados e foices, enfrentamos tropas treinadas. A essência do que está acontecendo na tela, porém, não muda: a tarefa é a mesma - sobreviver até o fim.

Além da campanha, que ainda está engatinhando, existe um modo de jogo sem fim, ótimo tanto para uma jogabilidade contemplativa tranquila quanto para testar seu talento estratégico.

Não vou citar Diplomacia não é uma opção entre os projetos que exigem revisão obrigatória. Agora existem estratégias em tempo real suficientes para todos os gostos e, neste caso, temos uma coisa potencialmente boa, mas nunca um representante revolucionário do gênero. Das características únicas, pode-se notar apenas o estilo e a atmosfera muito fofos, que são combinados organicamente com uma jogabilidade descontraída em um nível de dificuldade baixo. Embora a jogabilidade possa ser chamada de primitiva, é fácil pegar aquele mesmo “estado de fluxo” aqui, construindo sistematicamente uma fortaleza e lutando contra hordas inimigas cada vez mais numerosas.